Fernanda Moraes (PSB) toma posse nesta quarta-feira (1º) como prefeita de Umbuzeiro
A prefeita Fernanda Moraes (PSB), seu vice, Gileno Freire (PSB), e os 9 vereadores eleitos em outubro tomaram posse de seus mandatos nesta quarta-feira (1) para os próximos quatro anos, em cerimônia na Câmara Municipal de Vereadores, Napoleão Laureano.
Em seu discurso Fernanda falou que se sente orgulhosa em ser a segunda mulher a assumir o poder executivo e irá trabalhar pra ser a melhor prefeita da história de Umbuzeiro.
Já Gileno disse que lutar por Umbuzeiro é o que lhe motiva todos os dias. Na ocasião também foram anunciados todos secretários que compõem a gestão de Fernanda Moraes.
Leandro Duarte chefe de gabinete
Danielle Margarida secretária de saúde
Lucy Duarte secretária de educação
Adjanine Queiroz secretária de assistência social
Pablo Araújo secretário do meio ambiente
Marcos Cabral secretário de administração e planejamento
Josely Araújo secretária de finanças
Wellington Valdenis secretário de obras e serviços urbanos
Hélio sales e Alceu costa assumem a secretaria de agricultura
Gláucio Leite e Robson Xavier comandam a secretaria de esportes
Lidiane Duarte secretária de cultura e turismo
Albuquerque segundo assessor jurídico
E José Marivaldo diretor de segurança pública
A agenda da prefeita e do vice começou as 16 horas com o culto na igreja evangélica universal, seguida da posse e a missa às 19 horas na Igreja Matriz Nossa Senhora do Livramento. Show em praça pública encerra os festejos de posse.
Fernanda Moraes tem 36 anos, é casada e declara ao TSE que tem ensino superior completo, ocupação de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional e patrimônio de R$ 0.
O vice, Gileno Freire (REPUBLICANOS), tem 33 anos, é solteiro e declara ao TSE que tem ensino superior completo, ocupação de professor de ensino médio e patrimônio de R$ 180.000.
O que fazem os prefeitos
Cabe ao prefeito decidir em que aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal, e administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.
Umbuzeiro elegeu 9 vereadores nas eleições 2024 e nesta quarta-feira, 1, também foram empossados.
_Adriana Aguiar (MDB) tem 49 anos, é divorciada e informa ter superior completo.
_Ana Marcia (PSB) tem 29 anos, é solteira e informa ter superior completo.
_André de Júlio (PSB) tem 43 anos, é casado e informa ter ensino médio completo.
_Carlito Pessoa (UNIÃO) tem 65 anos, é divorciado e informa ter superior completo.
_Edivânia Amorim (MDB) tem 37 anos, é casada e informa ter superior completo.
_Edjane (REPUBLICANOS) tem 48 anos, é casada e informa ter superior completo.
_Marcelo de Teófilo (PODE) tem 39 anos, é casado e informa ter superior completo.
_Nelsinho de Dr Nelson (REPUBLICANOS) tem 34 anos, é casado e informa ter ensino médio completo.
_Rivaldo Santana (PSB) tem 42 anos, é solteiro e informa ter superior completo.
Nelsinho foi eleito presidente para o primeiro biênio (2025-2026) e Rivaldo Santana, assumirá a presidência no segundo biênio (2027-2028).
"Com muito compromisso e dedicação, trabalharemos juntos para fortalecer o legislativo e garantir avanços para nossa querida cidade. Agradecemos a confiança de nossos colegas vereadores e reafirmamos nosso compromisso com Umbuzeiro!" Disse Rivaldo em suas redes sociais.
O que fazem os vereadores
Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Eles podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas, têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município. Há a possibilidade de vereadores deixarem os cargos para assumir funções na prefeitura. Quando isso acontece, o cargo é assumido por um suplente.
Comentários
Postar um comentário