Salário mínimo de 2023 não deve ser reajustado até maio


 

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou, nesta quarta-feira (18), que o valor do salário mínimo não deve ser ajustado antes do mês de maio. A declaração, feita após o encontro do ministro e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com centrais sindicais.

O governo anunciou a criação de um grupo de discussão da Nova Política do Salário Mínimo. O grupo tem prazo de 45 dias para apresentar uma proposta, prorrogável pelo mesmo período.

O salário mínimo em 2023 é de R$ 1.302,00 – editado em dezembro pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL). A equipe de Lula havia proposto o valor de R$ 1.320,00, o novo valor não foi implementado.

A decisão sobre um possível aumento só deve ser concretizada após a conclusão do grupo de discussão. Não há data para a adoção de um novo valor.


AUMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO

Em discurso no encontro com representantes sindicais, o presidente afirmou que a intenção é formular uma proposta permanente de valorização do salário mínimo.

A proposta deve ser elaborada, com participação dos ministérios de Trabalho e Emprego; Fazenda; Planejamento e Orçamento; Previdência Social; Desenvolvimento, Indústria e Comércio; Secretaria-Geral da Presidência e Casa Civil.

“Ao invés de a gente fazer por medida provisória apenas, ao invés de fazer por uma vontade do Presidente da República, nós vamos ter que construir, porque se a gente construir junto, fica mais difícil de desmanchar”, disse o presidente.

A Constituição estabelece que o reajuste do salário mínimo não pode ser inferior à inflação do ano anterior. No governo Bolsonaro, o salário foi reajustado conforme a inflação em 2020, 2021 e 2022, ou seja, sem aumento real.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prefeitura de Umbuzeiro inaugura oito salas de aula na Escola Coronel Antônio Pessoa

Energisa oferece vaga de emprego em Umbuzeiro

APOSTA DE UMBUZEIRO GANHA PRÊMIO DE 36,7 MIL NA MEGA-SENA